O que é Terapia Ocupacional?

Definição segundo OMS (Organização Mundial de Saúde):
"Terapia Ocupacional é a ciência que estuda a actividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência do cliente em relação às actividades de vida diária, trabalho e lazer. É a arte e a ciência de orientar a participação do indivíduo em actividades seleccionadas para restaurar, fortalecer e desenvolver a capacidade, facilitar a aprendizagem daquelas habilidades e funções essenciais para adaptação e produtividade, diminuir ou corrigir patologias e promover e manter a saúde."

domingo, 23 de março de 2008

Qual o signifcado da T.O. para cada um de nós?

Boas pessoal. Tudo bem? Como introdução ao blog gostava de pedir aos visitantes alunos, terapeutas ocupacionais, ou pessoas que tenham usufruido dos serviçoes da T.O., que partilhassem qual o significado que a T.O. tem para cada um de vós, o impacto que teve e tem nas vossas vidas. Lanço ainda o desafio de escolherem e partilharem uma frase ou pensamento que achem que representa um pouco da filosofia da T.O.. Dêm largas à vossa imaginação.


Começo por vos deixar uma frase de Paulo Coelho, que acho que se enquadra: "Quando procuramos ser melhor do que somos, tudo à nossa volta se torna melhor também."

Para mim T.O. é gostar de viver, e procurar ajudar outros a terem um pouquinho que seja desse gosto.

João Aires

13 comentários:

Anónimo disse...

Boas!! Parece que vou ser o primeiro a deixar um comentário nesta dificil mas entusiasmante proposta para partilhar o que é a TO para nós...Na minha opinião defino a TO com três adjectivos: divertida, estimulante e original. É DIVERTIDA, porque podemos fazer do nosso trabalho uma ''brincadeira'' com resultados impressionantes. Digo brincadeira, não no sentido de brincar em serviço, mas sim que quando fazemos as coisas com tanto gosto e tanta diversão, torna-se uma brincadeira. Isso é algo único e que faz com que tenha um extremo orgulho no que faço, ou irei faxer eheheh, por esta razão, e em parte pela minha maneira de ser, considero ser ESTIMULANTE tanto o trabalho do TO, bem como, o receber o tratamento, não que tenha alguam vex recebido, mas pelas reacções parece.me que sim. Assim, acho esta forma de agir, se é que posso usar estes termos, ORIGINAL.

Quando concorri ao ensino superior, a opção terapia ocupacional, foi para garantir que entrava neste, na minha cabeça só morava fisioterapia, muito por nunca ter tido conhecimento do que era a terapia ocupacional...hj agradeço a todos os deuses o que me aconteceu, sem qualquer dúvida, estou no curso ideal para a minha pessoa, e concertexa vou poder fazer o que realmente gosto para toda a minha vida sem nunca me cansar...este é para mim dos sentimentos melhores que podemos ter, sem duvida que me sinto completamente realizado, e já agora aproveito para agradecer a toda a minha família, principalemnte aos meus pais pelo enorme esforço que têm feito para me poderem manter a estudar e aos colegas de curso e não só que me acolheram da melhor maneira, visto ser um ''estrangeiro da Madeira'' :)
Para terminar, quero deixar uma frase que um dia vi numa apresentação em powerpoint, mas que traduzida para inglês tem outro impacto: To be an occupational therapist is to be in love with life, e realmente é.

Saudações Ocupacionais
Fábio Dinis

Anónimo disse...

Olá Pessoal. Para começar tenho de dizer: Fábio, o teu comentário está fabuloso. Eu assino por baixo. Aliás, essa tua situação de teres entrado para Fisioterapia, aconteceu idêntico comigo. E, tal como tu, agradeço do fundo do coração ter vindo parar ao curso de Terapia Ocupacional (se calhar estava escrito assim :D lol). E, Fábio, realmente não há como gostarmos daquilo que fazemos. A diferença que faz eu sair de casa para trabalhar a assobiar e com um sorriso na cara, ou sair já cansado e a pensar "lá vou eu para mais um frete".
Aproveito para dizer que a T.O. me deu uma perspectiva diferente de encarar a vida. A maneira como eu encaro a vida e o meu dia-a-dia tem mudado muito e para melhor à medida que aprendo Terapia Ocupacional. Fascína-me a visão da T.O. em relação a cada pessoa, ao acreditar sempre que é possível melhorar alguma coisa. Ao enfatizar a Ocupação Humana como crucial à saúde. Realmente, se pensarmos bem, o que nos faz sentir bem é o que fazemos, o nosso desempenho de actividades, de papeis. Eu não sei quem é o autor da frase mas já a ouvi por aí "nós somos aquilo que fazemos". Para que serve melhorar uma componente de desempenho específica, se não tiver sustentabilidade, se não tivermos oportunidade e/ou capacidade de a utilizar eficazmente? Mais do que melhorar uma função, ela deve ser treinada e integrada no contexto da pessoa, naquilo que a pessoa gosta de fazer...Por exemplo,o que dá qualidade de vida não é ser capaz apenas de esticar o braço mais um bocado, é ser capaz de me pentear bem para me sentir melhor comigo mesmo. Pormenores que fazem a diferença. T.O. consegue ter uma visão global e integrada das pessoas, e fazer a diferença em pormenores.
TO Ruullzz:)

João Aires

Anónimo disse...

Hey!
Não me vou debruçar tanto na definiçaõ ou no que é a T.O. para mim, mas sim nos momentos de aprendizagem que me tem proporcionado. De facto, frequentar um curso como este permite-nos observar (e analisar) o mundo de uma maneira completamente diferente...
Acho que, apesar de tudo, me tem tornado uma pessoa mais tolerante. Se é facto que somos todos diferentes e que há pequenas coisas que nos tornam particulares, há coisas que nos tornam "sopa da mesma tigela", necessidades universais (hehe)chamemos-lhe assim. A necessidade de ocupação é uma delas e, não só esta necessidade de ocupação, de realizar algo importante/significativo/com objectivo, como a necessidade de se sentir útil. Este sentimento de utilidade poderá, então, preencher alguns espaços vazios e aumentar o sentido de pertença no mundo (julgo estar a fazer sentido).
E este é o sentimento que tenho tido presente ao longo deste ano e meio... Sinto que vou, de facto marcar ou, pelo menos tentar, marcar a diferença. Podemos não ter o poder ou capacidade de mudar o mundo, mas podemos mudar pequenas coisas no mundo de alguém, e é isso que faz sempre a diferença, em nós e no outro, porque este é um curso "bilateral", ao melhorar a vida do outro, melhoramo-nos a nós próprios, crescemos enquanto seres humanos.
Em grande parte, acho que o que torna o curso de T.O. tão especial acaba por ser as pessoas que vamos conhecendo ao longo do caminho. Começando pelos colegas de turma com quem tenho partilhado dos melhores momentos de sempre (principalmente fora das aulas, claro hahaha). Este é um dos factores que aumenta a motivação, sem dúvida. Num bom ambiente de trabalho, os resultados são sempre melhores.

Mais uma vez, João, esta é uma óptima iniciativa e é para continuar...
Beijos,
Brígida

Anónimo disse...

Boas pessoal! Chegou a minha vez de felicitar o João por mais esta boa iniciativa, é deste tipo de pessoas que a Terapia Ocupacional precisa para ser mais divulgada.
Bem, a minha opinião sobre T.O. não diferirá muito do que já foi dito até agora. Escusado será dizer, que todos os dias agradeço ter entrado para este curso, apesar de na altura ter sido, em certa parte, uma desilusão, pois tinha a ambição de cursar Terapia da Fala,mas mais tarde veio-se a tornar uma parte de mim,hoje em dia não me revejo noutra profissão como me revejo na T.O.Na verdade, de cada vez que aprendo algo novo sobre esta magnífica profissão,mais me entusiasmo e mais me motivo para continuar,e só um certo vazio me toma,quando me lembro que pouco ou nada tinha ouvido acerca da profissão antes de entrar para a faculdade.É verdade,na minha opinião tudo o que ouvi e aprendi sobre a T.O., veio preencher um espaço vazio,veio dar-me algo que procurava mas não sabia como.Penso que a maneira como a T.O. vê a pessoa em si,para além de bastante interessante é bastante pertinente,tomando desde logo o ser humano como alguém no mundo,que experiência e se experiência por meio de um corpo,o chamado corpo vivido,com toda a sua componente de experiências,vivências,padrões de comportamento ou ocupações. E é aqui que T.O. marca a diferença e se torna única,indivisível e incomparável com qualquer outro constructo teórico. A maneira como esta profissão vê o ser humano, o ser humano como um ser ocupacional,na medida em que todo o ser humano tem uma predisposição biopsicossocial para a ocupação,é algo que faz parte de nós,e indo de encontro ao que o João disse,"o que nos faz sentir bem é o que fazemos",eu diria mais,o que nos faz sentir bem é o que fazemos e se nos identificamos com aquilo que fazemos.Normalmente,quando perguntamos a alguém o que ela faz, ela responde-nos "sou carpinteiro","sou médico" ou "sou enfermeiro",a pessoa responde assim porque se identifica com a profissão,sente que necessita dela e sabe que não se consegue dissociar dela,se assim não fosse responderia "faço carpintaria" ou "pratico a medicina ou enfermagem",espero ter-me feito entender.É isto,T.O. tem esta capacidade de ver a pessoa noutra dimensão,nunca fora do seu contexto,é claro,e aí T.O. também tem uma posição tomada,ao não desprovir a pessoa do seu contexto,ao enfatizar esta visão de que uma pessoa desenvolvendo uma determinada ocupação,está dependente dos contextos onde estas se praticam.
A prática com a pessoa é outra coisa bastante importante e que acho primordial,era outra coisa que procurava,e que acho que a T.O. consegue explicar muito bem,ao centrar a sua pratica na pessoa e para a pessoa,em seu beneficio.Isto traduz-se também no terapeuta,criando em si um sentimento altruista,na medida em que quase resgata o individuo da sua condição actual e liberta-o para aquilo que mais necessita, a ocupação.
Bem,espero que tenham gostado da minha contribuição e que não tenha sido muito maçadora,despeço-me deixando uma frase que o meu velhote costuma usar muito e que penso aplicar-se à filosofia da T.O.:"o mundo é mesmo assim,não fomos nós que o fizemos,apenas ajudamos a mudá-lo". Beijinhos e abraços respectivos.

Helder Oliveira

Unknown disse...

Depois das palavras tão profundas dos meus digníssimos colegas, confesso que fiquei um pouco intimidada em escrever o meu comentário!:)
Tal como a maioria, também nunca tinha ouvido falar da TO, mas graças a uma colega do secundário (que hoje já é terapeuta ocupacional), tive conhecimento do curso, e foi a minha 1ª opcção! A minha visão da TO ainda está em processo de paulatina descoberta e construção. No entanto, do que já está consolidado, posso afirmar que, apesar de muitas vezes perguntar a mim mesma se quero realmente ser terapeuta, não me estou a ver noutro curso senão neste. E foi com grande orgulho e profunda satisfação que li os comentários do Fábio e do João, porque vocês personificam fielmente o espiríto da TO: empenho, generosidade, disponibilidade, paixão, força de viver, alegria, iniciativa, companheirismo e respeito pela condição humana. No fundo tenho uma certa inveja de vocês, porque também eu gostaria de me sentir completamente realizada e preenchida. Mas acho que um dia chego lá! :) De qualquer maneira, este curso permitiu-me conhecer pessoas fenomenais, com as quais aprendi e aprendo muito. É óptimo poder fazer parte de um curso/grupo em que até se cria um blog para divulgar e partilhar o impacto e a significação que a TO tem nas nossas vidas! É inédito!! E como diria o nosso caro Carlos : "é venito!!" :) Na minha opinião, a TO é a ciência que melhor compreende o ser humano de forma holística e plena, pois utiliza ferramentas que todos consideram simplórias e garantidas, para atingir um grande objectivo: VIVER ao invés de ESTAR VIVO! E aí reside toda a diferença e singularidade da TO. Vou terminar com um conselho que o meu professor de inglês do 9º ano deu à minha turma e que eu nunca esqueci: "Não tentem mudar o Mundo. Tentem antes mudar o vosso pequeno mundo". E citando o grande Che "Hasta la vitória siempre"!

Beijos para todos*

Isabel Diogo

Sara disse...

Olá a todos!

Como sócia deste blog, como amiga de muitas das pessoas que aqui postaram as suas opiniões, como pessoa que sou e como futura Terepeuta Ocupacional (espero) acho que devo deixar também algumas palavrinhas acerca da profissão que é considerada a "melhor de sempre".
Sem uma ponta de modestia tenho o maior orgulho em pertencer a esta família de T.O., onde a ENTREGA é enorme.
Tudo é bem melhor quando nos vemos a estudar e/ou exercer aquilo com que sempre sonhamos.
A T.O. foi-me invadindo por pesquizas na net, por informações que me iam chegando de pessoas que frequentavam o curso e, tudo isso foi deixando um "bichinho" a roer na barriguinha :)
O interesse cresceu de tal forma que naquele importantissimo papel e em primeiríssima opção escolhi TERAPIA OCUPACIONAL.
Sinto este presente e futuro, nao como um curso, uma simples profissão para sustento, mas sim uma filosofia de vida, um caminho a percorrer onde nos sentimos bem com os outros, com a vida e principalmente connosco próprios.
É um sentimento muito bom podermos ajudar o OUTRO de uma forma tão uníssona, tao genuína e com uma entrega simples, mas completa.
Porque todos precisamos de todos, estamos aqui para fazer das dificuldades de alguém a força em conseguir o que à priori parece tão dificil.
Com apenas dois anos de curso, sinto uma alegria enorme por tudo o que passei, todas as experiências vivenciadas, fundamentos, técnicas, conceitos e a visão do ser humano que nos foram ensinados.
De facto de que vale olhar o mundo se não estivermos atentos aos pormenores?
As pequeninas coisas fazem toda a diferença e a Terapia Ocupacional mostra mesmo isso.
Promover o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas que precisam de nós é talvez o maior projecto!

A nós, Terapeutas Ocupacionais, convido a dar-mos as mãos e fazer deste mundo, um mundo melhor!

Gostava de deixar um link que remete ao meu blog pessoal, no qual já à bastante tempo tinha postado algo sobre Terapia Ocupacional. Se tiverem curiosidade

http://sarajmoura.blogspot.com/2007/08/queria-e-gostava-de-partilhar-convosco.html

Finalizo com uma frase que ouvi à poucos dias e que acho que faz todo o sentido, até em relação a este nosso mundo da Terapia Ocupacional

"A vida num momento em gestos nunca iguais"

Abraços ocupacionais :)

Sara Moura*

Anónimo disse...

Olá colegas Terapeutas Ocupacionais:)
É sempre uma alegria descobrr novos cantinhos em que é divulgada a (nossa) Terapia Ocupacional.
Os meus parabéns ao João e a todos os colegas que tornaram este blog possivel [no ano passado já deu pra perceber que este primeiro, agora segundo, ano de TO vai longe:)]...
Tal como já alguns aqui partilharam, também no meu caso TO nao era a primeira opção.No entanto, após o 1 mês de aulas soube que Terapia Ocupacional era o meu destino e a minha vida.
Após 5 meses de ter terminado o curso (e que saudades das aulas, e até das frequencias e exames, acreditem:P) continuo a sentir que tirei o curso certo para mim...
Apesar das dificuldades em arranjar emprego, muito devido à ainda pouca divulgação da Terapia Ocupacional, a verdade é que mesmo assim sei que vale a pena.
Apesar de dentro da TO nao ser a minha àrea favorita, estou a trabalhar num Centro de Actividades Ocupacionais, com utentes de idade igual ou superior a 18 anos.
No final de cada dia saio do trabalho com o sentido de dever cumprido, com a satisfação de ter contribuido para a reabilitação/qualidade de vida daqueles utentes...mas o melhor de tudo é mesmo constatar o quanto aprendi com eles e como me estou a tornar uma melhor pessoa/profissional com a ajuda deles...(pena sentir que se tivessem sido devidamente acompanhados desde pequenos poderiam ter evoluido bem mais)...
Apesar da lentidão da recuperação e muitas vezes apenas podermos promover a manutenção de certas funções, cada pequena evolução é por todos nós vivida como mais uma batalha vencida...

Voltarei certamente mais vezes a este blog e desejo sinceramente que todos nós continuemos a divulgar a Terapia Ocupacional e a orgulharmo-nos daquilo que somos e fazemos...
Boa sorte para todos e até jááá....lool

Anónimo disse...

O que é Terapia Ocupacional??? Bm dp de 4 anos digo-vos que é algo único e especial que consegue transformar cada um de nós. Garanto-vos que a sensibilidade, a compreensao, a ajuda, a partilha, a atenção e preocupação com os outros aumenta e faz de nós pessoas melhores. é sem dúvida um previlégio tirar este curso e provavelmente exercer esta profissão,ms disso poder-vos-ei falar daki a algum tempo (espero eu)!
cda momento, cda promenor, cda palavra sao fundamentais e merecedores da nossa atençao e mtas vezes é através dessas pequenas coisas que conseguimos fazer grande diferença!por vezes ser terapeuta ocupacional não é facil, temos situações em que nos sentimos de maos e pes atados sem saber como ajudar aquela pessoa, aquela criança, aquele idoso, mas mesmo assim tentamos, pk sabes que nem sp estar vivo chega, temos de conseguir mostrar a diferença em estar vivo e viver. por isso e mesmo em alturas em que ponham em causa se realmente sao capazes pensem que há mta gente que precisa mto de um terapeuta ocupacional que os ensine a viver!!!
por fim:espero que o 1º ano aproveite ao máximo tudo qdo lhes é proporcionado, não deixem fugir a oportunidade de serem bons nakilo que fazem!
ao 2º ano...levem os estagios na desportiva e "espremam" os terapeutas que vos orientam eles sabem mto!
ao 3º ano...aproveitem o poukinho que falta, o proximo ano voa e qdo derem conta já sao terapeuta ocupacionais licenciados.
a nós finalistas...boa sorte,o mundo do trabalho e das responsabilidades acrescidas nos esperam e nós somos capazes!!!

bjinhos a todos e parabens pelo blog!

Ângela

Anónimo disse...

ola pessoal td fixolas? eheh...espero bem k sim! Já tenho saudadinhas vossas pah! mas vams la ao que interessa! Ao contrário do que a maioria do pessoal fez...vou deixar so uma breve ceninha k pa mim diz td! Sabem aquele poema da Sr. D. Florbela Espanca "Ser poeta...é ter fome, é ter sede do infinito" Bem...e se substituíssemos a palavra "poeta" por "TO"! Vá...tem k concordar k era giro! eheh
Bjokas portem.se bem (ou nao)
Joana Alves

Unknown disse...

É engraçado, do "alto" dos meus 20 anos como TO, ver como partilho ainda do entusiasmo que todos vocês, estudantes e recém-formados terapeutas, sentem quando falam do significado de "ser TO". Na verdade, apesar de algumas angústias pontuais, sei que provavelmente não me sentiria tão bem a fazer qualquer outra coisa, como me senti sempre em ser TO. Penso que este é o resultado de ter tido a sorte de assistir, ao longo do tempo, ao contributo que, apesar de pequeno, pude ir dando a tantas pessoas com quem me fui cruzando profissionalmente. Não sei se, como alguns de vocês dizem, contribui para os ajudar a "viver", quando muitas vezes eles se contentavam e agradeciam por apenas "estar vivos". Mas saber que contribuí é suficiente, seja lá o que for que cada um deles resolveu fazer com esse contributo. Porque essa foi uma lição que tirei, ao longo dos anos: cada um de nós, terapeutas, utentes, individuos que somos, temos o direito de decidir o que queremos ser e fazer da vida que nos é possível viver. O reconhecimento da oportunidade de escolha, o reconhecimento do livre arbítrio, é talvez a característica mais marcante daqueles que decidem ser TO's. E é isso que fazemos, de cada vez que atendemos ao que é significativo para cada uma das pessoas com quem nos cruzamos, profissionalmente ou não (ou assim deveria ser).
Claro, tenho que dar os parabéns ao João pelo esforço bem sucedido de nos permitir partilhar experiências, mais do que tecer floreados com lugares comuns que já são tão batidos!! :)
Beijinhos e boa sorte
Mª João

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Uma vez que o meu contacto com a Terapia ocupacional é algo recente, pouco poderei dizer sobre o que significa para mim... ou, pelo menos, escassa será a realidade sobre o que é a Terapia Ocupacional na minha vida. Quem me conhece, sabe que caminhei numa estrada atribulada para aqui chegar e agora que aqui estou, sei que estou no rumo certo.

Quando me perguntam o que é, a minha resposta é simples: é ajudar quem mais precisa. E é isso que a terapia ocupacional representa neste princípio de contacto: poder ajudar pessoas que desistiram, que perderam a esperança e/ou a fé, que se remeteram a acreditar que não existem segundas oportunidades. NÓS somos essa segunda oportunidade e, através de pequenos passos e de muita persistência e dedicação, conseguimos trazer a felicidade a essas pessoas.

A TO significa a segunda oportunidade que Deus deixa nas nossas mãos e atrevo-me a dizer que somos os privilegiados que as podemos atribuir. Recuperar sorrisos, vontade de fazer, vontade de viver... Diria que é uma responsabilidade inerente a todos mas que só nos sabemos como aplicá-la da melhor forma.

Desculpem o idealismo, mas se tivermos isto em mente no dia-a-dia e no trabalho, conseguimos transformar a nossa profissão numa forma de vida e conseguimos ser mais felizes. Sim, porque a nossa felicidade também é importante e a TO tb nos ensina isso.

Em forma de conclusão, não posso esquecer o significado especial que a TO tomou na minha vida ao permitir conhecer pessoas fantásticas como as que tenho conhecido ao longo do curso. Colegas e terapeutas que partilham da mesma paixão e que, na sua simplicidade e humildade, vão-me ensinando a ser feliz e a ser terapeuta.
Obrigada a todos. Vocês estão no meu coração.

Fica, então, aqui o meu pequeno contributo.
Obrigada pela iniciativa, Aires. És o maior!!!

Joana "Mon_Amour" Bettencourt

ticha disse...

"Terapia Ocupacional, a diferença entre estar vivo e o viver..."